quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Flores preservadas – como desidratar flores


As flores são tão bonitas quanto efémeras. O seu tempo de vida depois de colhidas é curto e por isso encontrar uma forma de manter as flores preservadas é essencial. A desidratação é uma alternativa eficaz e ao mesmo tempo é um hobby interessante.

Para o processo de desidratação, uma flor não deve estar completamente “madura” ou poderá destruir muitas de suas pétalas.
Outro aspecto a ser levado em apreciação é o espécime de flor que se deseja secar. A secagem ao ar é aconselhada para variedades mais robustas tais como as rosas ou para variedades bem miúdas. Para flores mais frágeis, como lírios, a secagem poderá ser feita pelo sistema de pressão.
Crisântemos, rosas, tulipas, gérberas, etc, exigem um processo que defenda as suas cores e estrutura no procedimento de secagem através de microondas.

Secagem ao ar:
  1. Descascar a folhagem extra dos caules das flores e cortá-los no comprimento desejado (não os deixando muito compridos).
  2. Tapar toda a luz solar do ambiente, logo após aparar as flores. Isto irá garantir que suas cores sejam guardadas.
  3. Descobrir uma área sombria, seca e com bom trânsito de ar, como por exemplo, um armário não utilizado.
  4. Fixar com um fio a ponta inferior da haste da flor a um grampo. Você pode suspender mais de uma flor em cada um desde que as mesmas se posicionem de cabeça para baixo para secar.
  5. Esperar um período de duas ou três semanas e averiguar se elas já se encontram completamente secas antes de retirá-las do resguardo.
  6. Retirar as flores dos grampos e pulverizá-los com laca do cabelo para dar-lhes alguma resguardo extra.
Após este procedimento, as suas flores já estarão preparadas para serem utilizadas em galhos ou em forma de pout pourri. Porém, cabe lembrar que as flores desidratadas não gostam da luz solar ou do calor extremo.

Secagem com microondas:
  1. Arranjar uma embalagem de um material que possa ir ao microondas e que caiba no microondas (um Tupperware é perfeito para o efeito).
  2. Cobrir o fundo da vasilha onde você irá colocar a flor, com gel de silicone. Arrumar as flores no gel, com a abertura da flor para cima, e então dispersar delicadamente o gel sobre a flor para confirmar que todas as pétalas sejam envolvidas correctamente. Se você não tiver cuidado com o gel, o feitio das pétalas pode sofrer grandes malefícios.
  3. A temperatura e o tempo usados no microondas irão diversificar de acordo com a flor, portanto, é necessário que se inicie com uma potência baixa e pouco tempo e se vá aumentando de acordo com a necessidade, como por exemplo – potência mínimas de 2 a 5 minutos. Colocar o seu recipiente descoberto no microondas.
  4. Assim que suas flores secarem, abrir o microondas e cobrir prontamente o recipiente. Remova, então, o recipiente, abri-lo alguns milímetros e deixá-lo repousar 24 horas.
  5. Após este tempo, limpar as pétalas com uma escova.
Aqui fica a sugestão para conseguir manter as sua flores preservadas. Como estamos a chegar ao Dia dos Namorados, esta pode ser uma forma de conseguir poupar algum dinheiro extra e oferecer à sua namorada um presente criativo e com um valor sentimental adicional. Como a sugestão que falei anteriormente de enviar flores online pode ser um pouco cara, esta sugestão de desidratar flores pode ser uma alternativa mais barata, mas igualmente bonita.

3 comentários:

  1. qual preço que cobrarei pelas as flores? ex: uma rosa qto gustaria?

    ResponderEliminar
  2. qual o produto que se usar junto ao sal para o processo da tecnica de flores preservadas

    ResponderEliminar
  3. SUZANA: Adorei a tecnica de vcs.obrigado!

    ResponderEliminar